Introdução ao BPOS – Microsoft Business Productivity Online Standard Suite / Microsoft Online Services

 

image

Introdução

Vamos começar uma nova série de artigos, abordando agora a nova plataforma da Microsoft chamada BPOS (Microsoft Business Productivity Online Standard Suite). O BPOS é um conjunto de soluções de colaboração e mensagens hospedado pela Microsoft e também é referenciado como Microsoft Online Services. O conjunto é composto pelo Microsoft Exchange Online, Microsoft SharePoint Online, Microsoft Office Live Meeting e Microsoft Office Communications Online. Esses serviços online são projetados para fornecer comunicação simplificada com alta disponibilidade, segurança abrangente e gerenciamento simplificado de TI, usando a infraestrutura de Data Centers da Microsoft. A empresa tira proveito de tecnologias que estão sempre atualizadas, implantadas rapidamente, para maximizar os seus valiosos recursos de TI e reduzir a sua necessidade de investimento em infraestrutura, afinal, trata-se de uma solução baseada na nuvem (Internet).

O BPOS oferece todas essas tecnologias em conjunto para que sua empresa tenha mais produtividade, comunicação e alta disponibilidade. Você pode adquirir os serviços de forma separada ou a solução completa.

Os serviços oferecidos são o Exchange Online, Sharepoint Online, Office Communicator Online e o Live Meeting. Todos estes produtos fazem parte do BPOS-S Suíte ou Business Productivity Online Standard Suíte, que é o conjunto dos softwares acima.

O seguinte link permite que sejam simulados valores:
http://www.microsoft.com/online/estimator/default.aspx?lang=pt-br

BPOS-S e BPOS-D

Dependendo do porte do cliente, pode ser utilizada uma estrutura da Microsoft compartilhada ou dedicada. A imagem abaixo traz as informações sobre essas diferenças:

bpos std e d

 

Cadastro da conta trial no BPOS

Antes de qualquer coisa, devemos cadastrar uma conta trial para trabalhar com o BPOS. Essa conta poderá, posteriormente, ser efetivada como uma conta definita, após a compra do BPOS. A conta nos oferecerá 20 licenças para teste da suíte completa do BPOS, que inclui o Exchange, o OCS, o Live Meeting e o SharePoint, por 30 dias. A compra pode ser feita diretamente na Microsoft, ou, como recomendo, através de um parceiro certificado (já que o valor é o mesmo). Para criar a conta trial, basta seguir os passos no link http://www.microsoft.com/online/default.mspx, clicando em Free Trials.

Após a configuração da conta Trial, um e-mail semelhante ao abaixo será encaminhado:

image

Figura 1: E-mail de boas vindas da conta Trial do Microsoft Online Services.

Após essa etapa, basta iniciar a administração via https://admin.microsoftonline.com:

image

Figura 2: Tela de administração do Microsoft Online.

Exchange Online

O Microsoft Exchange Online oferece recursos de email avançados, calendário, contatos e funções de gerenciamento de tarefas. Ele vem com controle de spam e verificação de vírus, que diminuem os riscos de segurança comuns associados a arquivos de email.
Você pode gerenciar os recursos do Exchange Online na guia Configurações do Serviço do Centro de Administração do Microsoft Online Services. Na página Exchange Online do Centro de Administração, é exibido um resumo das informações de armazenamento de email da empresa. Você pode acessar os assistentes e caixas de diálogo do Exchange Online, que ajudam a gerenciar contatos, listas de distribuição, listas de remetentes confiáveis e bloqueados e recursos de sala de conferências. Com o Exchange Online, você pode se conectar à sua caixa de correio de três maneiras: O Microsoft Office Outlook 2003/2007/2010, O Microsoft Office Outlook Web Access e Windows Mobile 6.0

Office Communications Online
O Microsoft Office Communications Online é um programa de comunicação em tempo real que inclui mensagens instantâneas baseadas em texto e mensagens de vídeo e voz integradas. Com Office Communications Online, você pode verificar a disponibilidade de seus colegas de trabalho, independentemente da localização ou do fuso horário, e escolher a melhor maneira de se comunicar com eles.

Principais recursos
Os recursos fornecidos pelo Office Communications Online incluem:

  • Mensagens instantâneas: Você pode realizar comunicações baseadas em texto em tempo real com uma ou mais pessoas em sua organização. Você também pode transferir arquivos para as pessoas para as quais estiver enviando mensagens.
  • Comunicação de áudio/vídeo: O serviço Office Communications Online oferece conversas de áudio e vídeo de pessoa para pessoa (1:1) para usuários equipados com headset e Webcam.
  • Informações de presença: Você pode ver o status de disponibilidade e outras informações relacionadas a presença exibidas no Office Communications Online e em outros aplicativos do Microsoft Office como o Microsoft Office Outlook, e assim escolher o melhor método de se comunicar com os usuários.
  • Sincronização de diretório: Com a sincronização de diretóriosusando o serviço de diretório do Active Directory, você pode entrar uma vez e ter acesso a todas as opções de comunicação.
  • Segurança para mensagens instantâneas: O Filtro de Mensagens Inteligente do Microsoft Exchange Server ajuda a proteger as mensagens instantâneas contra a propagação dos vírus mais comuns e spam.

Obs: Não há suporte para o uso do Communicator Mobile com o Microsoft Online Services.

Sharepoint Online
O Microsoft SharePoint Online é um conjunto de tecnologias e ferramentas baseadas na Web que ajudam você a armazenar, compartilhar e gerenciar informações digitais na empresa. O SharePoint Online utiliza interfaces de página da Web familiares para que você possa criar sites facilmente usando um computador e uma conexão com a Internet. Não é preciso ter conhecimento especializado e não há necessidade de programação. Todas as ferramentas necessárias para utilizar o SharePoint Online vêm com a tecnologia. O SharePoint Online é ideal para armazenar documentos de projetos em um local central e para compartilhá-los. Utilizando listas, bibliotecas e Web Parts do SharePoint, os integrantes dos projetos podem se tornar mais eficientes e produtivos.

Office Live Meeting
O Microsoft Office Live Meeting é um espaço de reunião online. Com o Office Live Meeting, você pode colaborar online com colegas de trabalho, clientes e parceiros em tempo real usando apenas um computador e uma conexão com a Internet.

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: