Conceitos do ambiente de coexistência com o Exchange – BPOS – Microsoft Business Productivity Online Standard Suite / Microsoft Online Services

Um dos grandes desafios do ambiente do Microsoft Online Services, tratando do Exchange Online, é a coexistência com o ambiente on-primeses. O Exchange Online suporta a coexistência, ou seja, trabalho em conjunto, com o Exchange 2000, 2003 e 2007, usando mecanismos de sincronização do Active Directory. Nativamente, não é suportada a coexistência com outro tipo de sistema.

Para configurar o ambiente de coexistência, incialmente devemos entender o funcionamento do processo. A coexistência funciona através do paralelismo dos dois domínios, sendo um o original e o outro com sufixo microsoftonline.com. Como exemplo, podemos citar o domínio xyz.com.br. No Microsoft Online Services será criada a conta referente ao domínio xyz.com.br com o sufixo microsoftonline.com, como por exemplo xyz.microsoftonline.com. Dentro do Microsoft Online Services, devemos também criar o domínio xyz.com.br e validar o mesmo, conforme procedimento que já exploramos. Com isso, dois domínios deverão estar cadastrados no Microsoft Online Services: xyz.com.br e xyz.microsoftonline.com.

Os registros MX do domínio xyz.com.br deverão permanecer inalterados, e a configuração do domínio zyx.com.br no Microsoft Online deverá, nesse momento, não permitir a entrada de e-mails. Isso se deve ao fato do Microsoft Online Services ter que encaminhar os e-mails para o servidor de correio on-primeses do cliente, quando os e-mails forem referentes a um usuário xyz.com.br e que não esteja criado no Microsoft Online Services. O inverso também é verdadeiro, onde o servidor de correio on-primeses deverá encaminhar os e-mails para o Microsoft Online Services, quando o destino for um e-mail xyz.microsoftonline.com.

Mas como iremos realizar essas configurações de encaminhamento de e-mail de um lado para o outro? As ferramentas de coexistência farão isso para nós. São elas:

– Ferramenta de sincronização do Active Directory;

– Ferramenta de migração de e-mails;

De uma forma resumida, habilitar a coexistência de email entre o ambiente do Exchange on-primeses e o Exchange Online requer as seguintes etapas:

1 – Adicione o domínio de email registrado ao Microsoft Online Services e verifique se você é o proprietário dele.

2 – (Opcional) Proteja o tráfego de email entre o ambiente do Exchange Server local e o Microsoft Online Services.

3 – Habilite a sincronização de diretórios unidirecional do Active Directory local para o Microsoft Online Services.

4 – Instale e configure o Ferramenta de Sincronização de Diretórios do Microsoft Online Services.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: