Configurando o ambiente de coexistência com o Exchange – BPOS – Microsoft Business Productivity Online Standard Suite / Microsoft Online Services

 

Configurando o ambiente de coexistência com o Exchange

Após a introdução conceitual do ambiente de coexistência, vamos realizar a configuração. Para isso, vamos acesssar a assistente de configuração e-mail coexistence através de migration/overview. Para iniciar a configuração, basta clicar no botão configure do e-mail coexistence.

image

Figura 1: Iniciando a configuração do ambiente de coexistência.

image

Figura 2: Configuração do ambiente de coexistência.

O próximo passo é ler as documentações sobre o funcionamento do ambiente de coexistência. Após a leitura das documentações, selecione os checkboxes.

image

Figura 3: Iniciando a configuração do ambiente de coexistência.

O próximo passo é configurar o ambiente de sincronização do serviço de diretório.

Sincronização do Active Directory

Inicialmente, vamos começar com a sincronia do Active Directory. Ela permite que os objetos (usuários, grupos e listas de distribuição) estejam sincronizados com o Microsoft Online Services.

Dois detalhes são importantes na configuração da sincronia com o Active Directory: as senhas não são sincronizadas e a sincronização é somente de uma via, ou seja, as alterações do ambiente on-premises são replicadas para o Microsoft Online Services, mas o contrário não.

 

Configurando o ambiente de sincronização do serviço de diretório

Vamos configurar o ambiente de sincronização do serviço de diretório. Para isso, basta clicar no botão configure do assistente de configuração da coexistência de e-mail, ou através de Migration/Directory Syncronization.

image

Figura 4: Configuração do ambiente de sincronização do serviço de diretório.

O próximo passo é ler as documentações sobre o funcionamento do ambiente de sincronia do serviço de diretório. Após isso, selecione o checkbox para liberar a opção de habilitar a sincronia do serviço de diretório. Habilite o mesmo, e realize o download da ferramenta de sincronia do serviço de diretório.

image

Figura 5: Opção de habilitar a sincronia do serviço de diretório liberada.

Uma mensagem é exibida com informações importantes sobre o funcionamento da sincronia do serviço de diretório. Clique em enable.

image

Figura 6: Mensagem de alerta para habilitar o serviço.

image

Figura 7: Serviço de sincronia de diretório habilitado.

Após o serviço estar habilitado, é necessário realizar o download da ferramenta de sincronia do serviço de diretório, que deverá ser instalado no ambiente on-primeses do domínio que será sincronizado. O link para download da ferramenta pode ser feito pelo http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=f536cac9-c0fb-48d1-b22c-378ba92c1c9f&displaylang=en.

Após o download, necessitamos realizar a instalação e configuração da ferramenta de sincronia do serviço de diretório. Ela deverá ser instalado em um Domain Controller do ambiente on-primeses. Esse domain controller deverá ser Windows 2003 com SP 2. Com login efetuado no DC, inicie a instalação da ferramenta de sincronia.

image

Figura 8: ferramenta (plug-in) de sincronia do serviço de diretório, no ambiente on-primeses.

image

Figura 9: Iniciando a instalação da ferramenta de sincronia de serviços de diretório, no ambiente on-primeses.

Na tela de boas vindas, clique em Next.

image

Figura 10: Tela de boas vindas do assistente de instalação da ferramenta de sincronização do serviço de diretório.

Verifique os termos de licençe e clique em Next.

image

Figura 11: Termos de licença.

Especifique a pasta de instalação da ferramenta e clique em Next.

image

Figura 12: Localização da instalação.

A instalação e realizada, conforme tela abaixo:

image

Figura 13: Instalação da ferramenta sendo realizada.

Após a instalação ser realizada, clique em Next.

image

Figura 14: Instalação realizada.

A tela final oferece a opção de iniciar o assistente de configuração da ferramenta. Clique em finish, com a opção selecionada.

image

Figura 15: Instalação realizada com sucesso, com a opção de iniciar o assistente de configuração.

É necessário realizar a configuração da sincronia do serviço de diretório. Para isso, clique em Next na primeira tela do assistente.

image

Figura 16: Tela de boas vindas do assistente de configuração.

Incialmente temos que especificar as credenciais com poder de administração do Microsoft Online.

image

Figura 17: Tela com as credenciais para administração do Microsoft Online.

A próxima configuração são as credenciais de administração do Active Directory on-primeses que deverá ser configurada da mesma maneira. Vale lembrar que o usuário deverá ter permissões de Enterprise Admins e Domain Admins no Active Directory. Após essas credencias serem especificadas, o assistencia inicia a configuração da ferramenta.

image

Figura 18: Tela com as credenciais para administração do Active Directory.

image

Figura 19: Configurações da ferramenta sendo realizadas.

image

Figura 20: Configurações realizada.

Clique em Next para finalizar a configuração. Na última tela é possível iniciar a sincronização do serviço de diretório imediatamente. Deixe a opção marcada e clique em finish.

image

Figura 21: Tela de conclusão do assistente, com opção de iniciar a sincronização imediatamente.

Uma mensagem sobre como consultar o resultado da sincronização é exibida.

image

Figura 22: Mensagem sobre como verificar o resultado da sincronia do serviço de diretório.

Para verificarmos a sincronização, vamos abrir a console de administração da ferramenta de sincronização através de start, all programs, Microsoft Online Services, Dicretory Synchronization, Directory Sync Configuration.

image

Figura 23: Acessando a ferramenta de administração de sincronia do serviço de diretório.

Um erro é apresentado informando que o usuário logado não é membro do grupo Microsoft Identity Information Server (MIIS) Admin. Para corrigir isso, basta criar um grupo local chamado MIISAdmins e adicionar o usuário que irá realizar a sincronia do serviço de diretório como membro desse grupo. É necessário realizar novamente um login, após adicionar o usuário no grupo. Caso o grupo já exista, basta realizar um login novamente no servidor e abrir a ferramenta.

image

Figura 24: Erro informando que o usuário logado não é membro do grupo Microsoft Identity Information Server (MIIS) Admin.

Retornando na página de administração do Microsoft Online, marque o checkbox Read Verify Directory Synchronization e verifique se os usuários foram migrados na guia Disabled Users.

image

Figura 25: Checkbox de verificação da sincronização do diretório marcado.

image

Figura 26: Verificação dos usuários sincronizados na guia Disabled Users.

Após esse processo, basta habilitar os usuários que irão utilizar o Microsoft Online. É possível realizar a sincronia do serviço de diretório manualmente, via PowerShell, com o cmdlet Start-OnlineCoexistenceSync, ou através do assistente de configuração da ferramenta. A sincronia do serviço de diretório acontece à cada 3 horas. Para alterar este valor abra o arquivo Microsoft.Online.DirSync.Scheduler.exe.Config na pasta %ProgramFiles%\Microsoft Online Directory Sync\. Altere o atributo “SyncTimeInterval” que por padrão traz Value=”3:00:00” que representa 3 Horas.

Outro ponto importante é a verificação de erros na sincronização. Um relatório é enviado para o e-mail de administração do Microsoft Online, caso um erro ocorra, como o abaixo:

image

Figura 27: Relatório de erro de sincronia enviado pelo Microsoft Online Services.

Uma última configuração é a ativação dos usuários que irão utilizar o Microsoft Online Services. Basta selecionar o usuário e clicar em Activate User Accounts e seguir os passos solicitados.

image

Figura 28: Habilitando o usuário BPOS.

image

Figura 29: Habilitando o usuário BPOS.

image

Figura 30: Habilitando o usuário BPOS.

image

Figura 31: Habilitando o usuário BPOS – especificando os serviços que serão habilitados e o tamanho do mailbox.

image

Figura 32: Habilitando o usuário BPOS – conclusão.

Como o usuário está sincronizado com o Active Directory on-premises, notem que o ícone é diferente do usuário normal criado no Microsoft Online Services.

image

Figura 33: Usuários habilitados.

Realizando o primeiro login com um usuário no Microsoft Online Services

O próximo passo é relizar o primeiro login com o usuário. Para isso, devemos acessar o http://home.microsoftonline.com.

image

Figura 34: Executando o primeiro login na Microsoft Online com o usuário habilitado.

Após efetuar o login, o usuário é obrigado a trocar a senha temporária.

image

Figura 35: Usuário especificando uma nova senha.

A tela seguinte oferece o download da ferramenta de login único para o usuário ou o acesso ao portal da empresa. Vamos aproveitar para realizar o download do aplicativo de login único, mas não vamos configurar ela nesse momento. A tela abaixo é a página principal do portal da empresa.

image

Figura 36: Opção de download do aplicativo de login único e acesso ao portal da empresa no Microsoft Online Services.

image

Figura 37: Portal da empresa no Microsoft Online Services.

Conclusão

Nesse artigos, exploramos a configuração do ambiente de coexistência entre Exchange on-premises com o Exchange Online, além de configurarmos a sincronização do serviço de diretório. Nos próximos artigos, iremos explorar a migração dos mailboxes para o ambiente Exchange Online.

Até mais.

Carlos Monteiro.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

2 Respostas to “Configurando o ambiente de coexistência com o Exchange – BPOS – Microsoft Business Productivity Online Standard Suite / Microsoft Online Services”

  1. Dica relâmpago – instalação da Sincronia de Diretório (DirSync) no BPOS, usando o SQL Server Full « Carlos Monteiro's Blog Says:

    […] Faça a instalação normalmente. Tenho um post antigo que orienta quais são os passos da […]

  2. Como filtrar quais os objetos do Active Directory que serão sincronizados via Directory Synchronization (DirSync) no BPOS « Carlos Monteiro's Blog Says:

    […] é o DirSync – Sincronia de Diretório do Active Directory on-premises com o BPOS. Tenho um post antigo que detalha como realizar a instalação e a […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: