BlackBerry com BPOS / Exchange Online

 

Uma das grandes dúvidas que surgem durante o processo de implantação do Exchange Online é a questão do suporte do BlackBerry no Exchange Online. O seguinte documento da Microsoft abrange as possíveis soluções disponíveis para isso:

http://download.microsoft.com/download/E/1/8/E187530A-BAD8-4DE2-938B-6DDF519B9E87/Microsoft%20Online%20Services%20Mobility%20Solutions%20Description.doc

Basicamente é isso o que o documento diz:

Existem 3 soluções possíveis para conectarmos o Research in Motion (RIM) BlackBerry:

  • BlackBerry Internet Service (BIS)
  • Hosted BlackBerry for Microsoft Exchange Online
  • Partner solutions for BlackBerry devices
  • O BIS configura as contas do Exchange utilizando recursos do OWA (Outlook Web Access). Esse recurso dever ser liberado pela operadora de telefonia. Outro detalhe, a operadora deverá liberar acesso do recurso para sincronia de duas vias, ou seja, ações de e-mails deverão ser replicadas tanto no dispositivo móvel quanto no Exchange Online. Por padrão, contas Exchange BIS usando OWA, somente as ações no Exchange Online são replicadas para o smartphones. O contrário não. Vale lembrar que o BIS trabalha com sincronia somente para e-mails. Outras funções, com o sincronia de calendário, deverão ser feitas diretamente no PC, via cabo.

    O Hosted BlackBerry for Microsoft Exchange Online é um serviço oferecido pela Microsoft, onde empresas que já compraram o BES (BlackBerry Enterprise Server) “hospedam” o mesmo na Microsoft. De acordo com o doc acima, o serviço está disponível no Brasil. Detalhes sobre aquisição e preços também estão descritos no doc.

    Uma outra alternativa é utilizar soluções de parceiros, como NotifySync, da Notify Technology, que basicamente é um ActiveSync para BlackBerry.

    Abraços,

    Carlos Monteiro.

    Tags: , , , ,

    3 Respostas to “BlackBerry com BPOS / Exchange Online”

    1. Wlad Says:

      Só tenho uma dúvida e lendo seu documento isso não ficou claro. Se eu tiver um BlackBerry e contratar o Exchange Online tradicional que tem o custo de 5 US$ mês por caixa postal, vou conseguir sincronizar meus e-mail´s e calendários ? Ou terei de pagar algo a mais por isso ? Hoje tenho um Nokia e utilizo o Mail for exchange… A cada 15 minutos ele me atualiza trabquilamente… Não tem dada parecido para Black berry ?
      Obrigado !

      • carlosedmonteiro Says:

        Olá Wladimir!

        Se a sua operadora de telefonia do BB liberar gratuitamente o BIS, com a sincronização de duas vias, você sincronizará somente os e-mails (o recurso que é usado é o OWA). Para sincronia completa você previsa ter a licença do BES e contratar o serviço Hosted BB.

        Abraços,

        Carlos.

    2. Wladimir B Mendes Says:

      Ok Carlos,
      Obrigado pela resposta… Pelo visto terei de contratar o serviço de HOSTED… A propósito: Se tiver 10 contas contratadas no Exchange On-line e tiver apenas um black berry, terei de contratar 10 licenças do Hosted BB ou posso contratá-la aos poucos ??

    Deixe uma resposta

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s


    %d blogueiros gostam disto: