Problemas em abrir a console do Exchange – erro WinRM

 

Durante uma manutenção em um Exchange 2010 de um cliente, me deparei com a seguinte mensagem de erro:

image

Bom, mas tentar conectar então via console PowerShell. Mas também é apresentando erro, conforme abaixo:

image

Após algumas pesquisas e testes, descobri que o “WinRM IIS Extension” está provocando o problema. A fonte de pesquisa está em http://msexchangeteam.com/archive/2010/02/04/453946.aspx. O erro pode ser provocado pela ausencia da extensão, quanto uma necessidade de reinstalação.

Um ponto importante é com relação ao site padrão do IIS que é criado. Em alguns casos, esse site é deletado (os motivos podem ser os mais variados), e conseqüêntemente, o problema também pode ocorrer. Ou seja, temos que instalar ou reinstalar a “WinRM IIS Extension“. Vale lembrar que ela é uma  Feature do Windows.

Para corrigir o problema (para reinstalação):

  1. Abra o Server Manager
  2. Clique em Features
  3. Clique em “Remove Features
  4. Desmarque o “WinRM IIS Extension
  5. Clique em “Next” e em “Remove
  6. Clique em “Close” quando terminar
  7. Clique em “Add Features”
  8. Selecione “WinRM IIS Extension
  9. Clique “Next” e em seguida “Install”
  10. Clique em “Close” quando terminar
  11. Feche o Server Manager

No caso que eu presenciei, o Default Web Site do IIS tinha sido deletado. Portanto, a aplicação PowerShell foi deletada também. Para corrigir o problema foi feito o seguinte:

1 – Recriado o Default Web Site, com a porta 80 sendo ligada ao mesmo
2 – Recriada a aplicação do PowerShell (botaão direito do mouse no Default Web Site, add application), conforme abaixo:

*OBS – Renomeie o arquivo web.config da pasta citada na imagem (C:\Program Files\Microsft\Exchange Server\v14\ClientAccess\PoweShell). Após a criação da aplicação, volte o mesmo para o nome original.

Quando a console do Exchange for iniciada, o erro não será apresentado.

Abraços,

Carlos Monteiro.

Tags: , ,

2 Respostas to “Problemas em abrir a console do Exchange – erro WinRM”

  1. Ademir Says:

    Carlos, muito legal a dica, porém ja fiz e refiz a instalação do IIS e CAS exchange 2010 mas continuo como problema acima. vc tem mais alguma dica ?

    obrigado.

    • carlosedmonteiro Says:

      Fala Ademir!

      Você recriou o site do IIS, conforme essas etapas:

      “No caso que eu presenciei, o Default Web Site do IIS tinha sido deletado. Portanto, a aplicação PowerShell foi deletada também. Para corrigir o problema foi feito o seguinte:

      1 – Recriado o Default Web Site, com a porta 80 sendo ligada ao mesmo
      2 – Recriada a aplicação do PowerShell (botaão direito do mouse no Default Web Site, add application), conforme abaixo:

      *OBS – Renomeie o arquivo web.config da pasta citada na imagem (C:\Program Files\Microsft\Exchange Server\v14\ClientAccess\PoweShell). Após a criação da aplicação, volte o mesmo para o nome original.”

      Sem essa etapa não é possível solucionar o problema. O sites virtuais devem ser crecriados manualmente.

      Abraços,

      Carlos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: