BPOS & BlackBerry – Microsoft Online Services BlackBerry Administration Center.

 

Como foi citado na minha palestra do TechEd, existem uma forma de administrar os seus mobiles BlackBerry via BPOS. Para isso, é necessário a contratação do BB Hosted Services, onde é possível transferir as suas licenças do BES (BB Enterprise Server) para que sejam administradas pelos Microsoft Online Services.

A console de administração para isso é a MOSBAC – Microsoft Online Services BlackBerry Administration Center. Nela é possível realizar as administrações básicas com os devices BB.

Como tenho acesso à essa console, vou compartilhar algumas telas para vocês.

Nessa primeira tela, temos o início da administração do MOSBAC.

image

Aqui podemos ver a lista de usuários que estão cadastrados.

image

E essa é a lista dos usuários que estão ativos com o BB, usando uma licença.

image

Para habilitar um usuário para usar uma licença, basta selecioná-lo e clicar em “Convert to Hosted BlacBerry”.

image

Tela de boas vindas é exibida.

image

É obrigatório que seja adicionada a senha para o device BB.

image

Em seguida, escolhe-se a política de senha para o device.

image

Seleciona-se a licença.

image

O finaliza-se o processo.

image

À partir disso, o usuário pode utilizar o BES via BBHS do Microsoft Online.

Algumas funções estão disponíveis. Dentre elas, a de device wipe, conforme a tela abaixo.

image

Com o device wipe, é possível mandar um comando de bloqueio do aparelho, no caso, por exemplo, de uma perda ou roubo.

Abraços,

Carlos Monteiro.

Tags: , , ,

8 Respostas to “BPOS & BlackBerry – Microsoft Online Services BlackBerry Administration Center.”

  1. Rodrigo Says:

    Prezado Carlos, tenho duas dúvidas que ninguém consegue me esclarecer. Tenho o BPOS contratado com a Microsoft para minha empresa. Lá devo acrescentar um BES (usando o Hosted); pode ser um BES Express? Ponto dois: preciso ter um contrato de pacote BES com a minha operadora ou um pacote BIS com acesso ilimitado a internet basta? Muito obrigado. Abs. Rodrigo

    • carlosedmonteiro Says:

      Bom dia, Rodrigo!
      Com relação ao serviço oferecido pela Microsoft, não pode ser o BES Express. O pacote BIS é suficiente, desde que esteja incluso nele o suporte à sincronização de e-mail OWA de duas vias (atualização no aparelho e no mailbox, e vice versa). Detalhe: pelo que sei, o BIS sincroniza somente e-email. Contatos e agenda não. Com o BIS não é necessário você contratar o serviço BES do Microsoft Online Services. Esse serviço você contrata somente se já tiver a licença do BES. Ou seja, ao invés de instalar o BES na sua empresa, a Microsoft hospedará para você.
      Abraços,
      Carlos Monteiro.

  2. Rodrigo Says:

    Obrigado Carlos. Então, para usar o serviço Hosted Blackberry service da Microsoft tenho que hospedar lá a minha licença BES e não pode ser uma licença BES Express. É isso? Obrigado mais uma vez….. Abs. Rodrigo

  3. Saulo Says:

    Carlos, tenho um blackberry curve da TIM e minha empresa dispobilizou para mim um e-mail do microsft on line… cadastrei meu e-mail via outlook web acess com a url https://red001.mail.microsoftonline.com porem so esta enviando email mas nao esta recebendo… consegue me ajudaro q devo fazer para resolver isso ? grato;.

    • carlosedmonteiro Says:

      Saulo, bom dia!
      Qual é o metodo de uso do e-mail no BB? É o BIS ou BES?
      Vale lembrar que somente o BIS com sincronia de 2 vias pode ser utilizado, senão haverá incompatibilidade do que está presente na Mobile e o Outlook. Outro detalhe é com relação ao BES: não pode ser o BES Express e é obrigatório o uso do BB Hosted Services do MOS.
      Abraços,
      Carlos.

  4. Felipe Says:

    Boa tarde Carlos,

    é possível realmente utilizar o BPOS com o Black Berry. Mas ainda fica a duvida, tem que contratar um software ou não?

    • carlosedmonteiro Says:

      Olá Felipe!
      Tem sim! O BIS (pela operadora do celular), mas fará somente a sincronia de e-mails (sem contatos ou calendário) ou o BES (direto com a BB) + o BB Hosted Services (essa segunda opção para sincronizar tudo.
      Abraços,
      Carlos.

Deixe uma resposta

